PORÃO CASA HERCÍLIO LUZ

 

Projeto de Interiores Comercial

Desterro Arquitetos + Beatriz Zeglin + Mariana Maisonnave

Ano: 2019

Local: Florianópolis | SC

​Área: 130m²

Prêmio Planeta Casa 2019 - Casacor Santa Catarina / Florianópolis

Melhor ambiente comercial e de uso público

Projeto desenvolvido pelo COLLAB composto por Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave e Desterro Arquitetos.
 

O conceito principal do projeto foi ressaltar o patrimônio arquitetônico da Casa do Governador, com uma intervenção contemporânea que evidencia a diferençaentre o antigo e o novo, em um diálogo harmonioso e agradável. Os arcos romanos feitos de tijolos maciços originais da casa dialogam com as linhas puras e minimalistas do mobiliário e das luminárias. Os arquitetos desenharam um sofá - elemento disruptivo - que permeia os ambientes, conferindo unidade e legibilidade para o espaço fragmentado. O sofá foi concebido de forma modular, o que possibilita diferentes arranjos de layout e flexibilidade dos ambientes - atendendo ao uso do porão para eventos, tanto durante a casacor quanto posterior em sua utilização final. A cor azul do tecido traz frescor e sofisticação, contrastando com as contenções de concreto e os arcos de tijolos.
 

Optou-se por escurecer a cor do forro e trabalhar com o controle de iluminação para deixar o ambiente aconchegante e com atmosfera de porão, aliado a luminárias minimalistas com feixes de luz direcionada. Os arquitetos também fizeram uso de espelhos para dar sensação de amplitude ao espaço. As contenções de concreto resultantes do processo de escavação do porão em sua restauração estão evidentes também na inclinação do espelho, que segue o nível do terreno original. O porão, feito para proporcionar encontro entre as pessoas, conta com um espaço para arranjos musicais - centralizado. O bar possui um layout descontraído, com uma bancada linear que permite encontros informais e despojados, incentivando a permanência. Nesse ambiente optou-se por utilizar uma temperatura de luz diferente dos demais, para a estante e bancada, quebrando a monotonia e criando uma atmosfera dinâmica e sobressalente.

 

A continuidade do espaço se dá para uma área mais intimista e aconchegante ao centro, e uma sala de encontro que possibilita reunir um número maior de pessoas e diferentes layouts através do sofá modular. Durante o evento, serão recebidos profissionais para apresentação dos produtos da unilux. Mais aos fundos, em um espaço mais reservado, foi disposto uma instalação luminosa chamada experiência unilux, comunicando a campanha da empresa: abra sua visão, com um jogo de luzes de LED e espelhos extremamente instagramável.

 

Outra parte importante do espaço é o hall junto aos banheiros, onde está preservado um afresco encontrado na casa e restaurado pela empresa Milano com apoio da Fundação Catarinense de Cultura. Esta pintura é um dos poucos exemplares desse tipo de arte na cidade e Estado. Quando iniciou-se o processo de restauração, a parede do afresco foi encontrada deteriorada e caída, então fez-se o escoramento e uma espécie de “colagem” para retornar a posição vertical original. Após, a restauradora fez a restauração com uso de pincel e
água para dar “vida” a tinta existente da pintura.

1/2

1/1
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Social Icon

Av. Desembargador Vitor Lima - 260, sala 413. Florianópolis - SC

+55 48 9 9135 6663

© desterro arquitetos