DSC01303.jpg

CABANA SOLENA

 

Projeto de Hotelaria

Ano: 2021

Local: Flores da Cunha | RS

Área: 28,00m²

A Cabana Solena localiza-se em uma propriedade rural no interior da cidade de Flores da Cunha/RS. Em meio a pandemia do coronavírus os clientes idealizaram um local de refúgio, que possibilitasse uma profunda conexão com a natureza. Para tanto, o programa foi organizado em dois volumes. 

 

O volume principal, composto por um telhado de duas águas que vai até o chão e dois panos de vidro, possui um pé direito mais baixo nas suas laterais, reforçando a sensação de aconchego. Nele, estão dispostos a cama, um pequeno espaço de estar, o calefator à lenha e a bancada da cozinha. Esse volume possui uma claraboia em uma das suas águas, possibilitando que o usuário veja o céu tanto durante o dia, quanto nas noites costumeiramente frias e com céu estrelado.

 

O volume secundário, anexo ao principal, recebe o banheiro. Ele é composto por uma esquadria piso a teto em uma de suas laterais, voltada para o exterior ajardinado. Dessa forma, o usuário pode tomar banho integralmente conectado a natureza.

 

O programa se estende para o exterior através de um deck e da área lateral, com mesa externa, parrilha, fogo de chão e ofurô à lenha. Nas proximidades da cabana encontra-se também pés de bergamota, limão galego e outras frutas locais, disponíveis para consumo.

 

Com o objetivo de maximizar a integração com o espaço externo e com a natureza, a cabana não possui cortinas ou persianas. Nela, as mudanças na condição do clima ou no horário do dia são observadas diretamente, como se o exterior fizesse parte do ambiente interno com suas cores, sons e aspectos. 

 

O fogo é um dos elementos principais da experiência, seja no fogo de chão para noites frias, como no assar da parrilha, no aquecimento do calefator e também no uso do ofurô.

1.jpg
1/1
1/2